sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como explicar uma pessoa como eu!!!

Nem eu mesmo me explico!


Joseph Beuys


Ele também tentou explicar de uma forma muito diferente, tão diferente que fez o mundo ser diferente, ou seja o mundo andou para frente!


Chega de repetições, mesmices, corrupções, ciúmes, invejas pequenos poderes e outras coisas tão ancestrais que mantém os seres deste planeta em um grau primitivo de evolução humana. Histórias velhas que nos seguram pelos pés!!!
Dói tanto ser diferente!!!
Como a gente se explica, sendo assim?




Inconformismo, visão, alteração essencial, viemos para refazer os mesmos esboços, recriá-los...

A experiência pessoal é o único caminho capaz de nortear a criação.Quem é habilitado a criar? Segundo Duchamp, “aquele que inventa um signo: portanto eu sou o único ou o maior ou o último artista”. Beuys responde que todos “aqueles que conhecem a linguagem do mundo, ou seja, você e eu estamos habilitados a criar”.(...)
Para Beuys, as mudanças na estrutura social e política do mundo aconteceria somente a partir da arte. A história pessoal do artista transforma arte em política e política em arte. Beuys defende que “somente a arte, isto é, a arte concebida ao mesmo tempo como autodeterminação criativa e como processo que gera a criação, é capaz de nos libertar e de nos conduzir rumo a uma sociedade alternativa”. (...)


Beuys é conhecido principalmente como autor de várias “ações” artísticas, com o propósito de ressaltar a quarta dimensão da escultura: “aquela na qual as atitudes ganham forma, e os comportamentos, conteúdos”.
Pode-se dizer que Beuys, um dos mais originais e influentes artistas do século XX, reconhecido em seu tempo como ‘pastor’ ou ‘guia’, trouxe a arte para a vida. Recusou a beleza como meta em si e como meio. Todo o seu trabalho orienta-se em busca da idéia da verdade. Segundo Heidegger, “é somente quando o homem enquanto ‘pastor do ser’ espera a verdade que ele pode esperar uma mudança do destino do ser”.
http://www.storm-magazine.com/


Alguém achou isso estranho?


                                                       
 Acho que sim, me explico a minha cosonância é outra, um longo exercício, muito longo...de exercer a minha peculiaridade, a minha verdade.Talvez alguém possa achar que o texto acima só  existe no imaginário de um artista. A arte muda o mundo e o mundo muda a arte, as vezes demora é claro, se os pretenciosos, vaidosos, 
pseudo poderosos, e outros "osos" (que voce puder lembrar) fossem deixados de lado, já seria bem mais fácil.
Posso me explicar sim, sem ter que provar, já provei muitos gostos e de todos os tipos!Ah! continuo provando que minha alma é de artista, pois vivo todos os dias refazendo os esboços do meu eu...e provando muitas coisas.
Não pensem que há amargura nisso, é muito prazeroso é movimento anti chatice mundial, é apoderar-se de si mesma
é amar aqueles que me amam, e os que não amam, não sabem o que estão perdendo...
liberdade.

3 comentários:

  1. libertar-se é um exercício... e é trabalhoso, porque temos mais amarras do q pensamos...
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. "Ser ou não ser, eis a questão"... Minha amiga, já que escolhemos SER nós mesmas, então vamos brindar essa diferença. São poucos os que se atrevem (mesmo que ainda fazendo algumas concessões). Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada com a sua alma artística, expressiva, as vezes um tanto agressiva, mas verdadeira! Sua sensibilidade de lidar com a vida eu já conhecia, você me permitiu isso.
    Só posso me expressar de uma maneira: " Quanto mais amor e sabedoria, a vida se torna mais clara".
    Te amo minha doce artista do cenário da vida.
    Beijos de luz.

    ResponderExcluir