sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O assunto é a ideia!!!!!

O mundo é das ideias!!!!


 Parece que esta história é antiga, dizem que começou pela roda, daí tudo mudou...outros afirmam que a escrita revolucionou o pensamento e a comunicação, caminhamos ora em passos largos, ora em passos muito curtos.

                                                                Obra de Glória Friedemann


Há uma diferença entre ideia e tecnologia, não vou entrar no mérito desta questão, já que nunca tivemos tanta tecnologia, tão diversificada em tão pouco tempo.
O Construtivismo Russo, já dava sinais há um século, sobre uma conexão entre arte e tecnologia, vanguarda da mais pura, fundamentada em ideias...Bom quase todos os movimentos de vanguardas também eram expressos no campo das ideias e por isso produziam e ainda produzem tanto impacto.
Ideia é impacto


                                                                                              Vladimir Tatlin


Já não escrevo há algum tempo, estava sem ideias  ou com muitas ideias! Não, eram apenas pensamentos, opiniões reflexões..
Sinto mesmo, uma falta de ideias, há um grande vazio!
Claro, não quero ignorar aqueles que produzem conhecimento, dedicam-se em tempo integral a essa busca, de fato trazem luz aos nossos pensamentos. Infelizmente há os que  "valorizam-se" demais, clamando ao mundo seu espaço pelo esforço de terem lido meia dúzia de livros e sentindo-se injustiçados por não estarem onde imaginam que  deveriam estar, é ingenuo e triste...ou aqueles que grudam como carrapatos, sugam engordam parasitariamente...


Narciso de Caravaggio

Então, o mundo das ideias vai sendo ocupado, pela superficialidade, pela quantidade de mensagens, pela falta de interesse, pela dor de pensar, o individualismo mórbido... narcísico.
E o desprezo, sim, o desprezo!!!

O que há de errado? Estamos "medievalmente" silenciosos...


Dizia Chico Buarque " Esse silencio todo me  atordoa, atordoado permaneço atento..."
Muitas, muitas mensagens, mas onde estão as idéias que fazem o homem pensar o mundo?
É meu alento, encontrar amigos virtuais que ainda sentem, buscam conversam, trocam propõe e chamam...dedicam-se. Blogs são melhores que redes sociais...

Hélio Oiticica

Ideia, ideia, ideia...
Poderia ter uma Deusa Grega, protetora das ideias...

 Cildo Meireles 

O escritor Neal Gabler,  publicou um artigo no "New York Times, que me deixou intrigada, referindo-se a ausência de grandes ideias no cenário contemporâneo. Em entrevista a Lúcia Guimarães explica que:

 " O mundo pós-iluminista é sobre como nós pensamos. (...) no mundo pós-ideia, nós não estamos pensando.(...) a falta de grandes ideias, se deve a uma cultura cada vez mais visual ( "uma imagem fala mais que mil palavras! "- vide o quanto fazemos uso de ícones - meu acréscimo) as grandes idéias não se prestam a representação visual. Elas se afirmam em textos.(...) Pensem num Sigmund Freud, Albert Eistein, Karl Marx, Marshall Macluhan, Betty Friedan. As pessoas que mudaram nossa maneira de pensar o mundo; Este é um processo de arquitetura mental (...) quando você é uma cultura e opera em termos de rede sociais e twittes e diálogos de 140 caracteres, isto não leva a grandes ideias (...) Animais podem ter vida social. Mas só os seres humanos têm a capacidade de compreender o mundo de maneira sofisticada. Se não temos nenhum interesse nisso, acho que perdemos algo equivalente à nossa humanidade."

Craig Damrauer

Contraditório? Óbvio?
Sei lá, veio no momento certo, isto eu sei!
Você que me lê, por favor, colabore:
Tenha uma ideia!







8 comentários:

  1. Tô esmagado
    Tanto texto, tanto conceito,
    avalancha de saberes e seus dizeres
    Torna-se aflitivo
    poder comentar positivo

    Bom, mas cá vai:
    O mundo não é das ideias belas
    é sim de quem as usa e serve delas

    ResponderExcluir
  2. Também pendo assim:

    blogs são melhores que redes sociais.

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
  3. Fatima, preciso concordar com o Rogério, muita coisa para digerir e escrever um comentário inteligente. Ideias tenho muitas!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Que tal visitar a China? Não é uma boa ideia? Te garanto que aí sim, você ficará maluca e o sentido vai se perder, para se encontrar mais tarde, a lógica fica de lado até fazer sentido ao caos. Desestruturar, do caos vem a ordem...não sei não...bj

    ResponderExcluir
  5. Pensamentos são muito. Idéias nem sempre. É preciso tempo e inspiração.
    Sinto que meu trabalho tolhe parte da minha criatividade, mas... fazer o q?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. O Homem é um animal de ideias.

    Só que...

    muitos são idiotas!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite!

    Venho desejar-lhe bom fim de semana.

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  8. Olá, amiga!

    Venho simplesmente desejar-lhe

    Um FELIZ NATAL!

    Cordiais saudações.

    ResponderExcluir